quinta-feira, 9 de abril de 2015

Crejoá

CREJOÁ
Trata-se de um pássaro bastante raro, da ordem dos Passeriformes, da família dos Cotingidae, sendo seu nome científico Cotinga maculata, e chega a medir 20cm de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído do Espírito Santo e sul da Bahia, leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
HABITAT: Habita a mata Atlântica abaixo de 200 metros de altitude, vive nas copas de matas primárias ou em matas secundárias adjacentes à procura de alimento.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se exclusivamente de frutas.
MACHO
DIMORFISMO SEXUAL: O macho apresenta o dorso azul-cobalto, sendo as partes inferiores na tonalidade púrpura-escuro, com colar azul-cobalto, sendo que a as asas e cauda predomina uma maior quantidade de penas na tonalidade negra. A fêmea possui a plumagem na tonalidade pardo anegrada.
FÊMEA
REPRODUÇÃO: Reproduzem-se de outubro a novembro, constroem seu ninho no formato de taça usando gravetos ou raízes finas, e é fixado em forquilha nas árvores.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN -International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Ameaçada Em Perigo, em Minas Gerais não se tem notado a sua presença nos últimos 50 anos, aparentemente também desapareceu do Rio de Janeiro, talvez ainda persista no Parque Estadual do Rio Doce em Minas Gerais, a causa mais provável e a perda do seu habitat causada pelo desmatamento nesta região mineira.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no tráfico de animais silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter esse pássaro em cativeiro.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário